Silicone X Amamentação

Estamos na semana mundial do aleitamento materno e gostaria de conversar acerca da amamentação x próteses de silicone.

As perguntas que sempre surgem são:.

📍As próteses dificultam a amamentação?.
📍Há risco de contaminação do leite materno com as substâncias nocivas que compõe os implantes?
📍Existem estudos científicos sobre o tema?

Pois bem.

De acordo com o Institute of Medicine (IOM), as mulheres com qualquer tipo de cirurgia de mama, incluindo a cirurgia de implante de silicone, tem pelo menos TRÊS VEZES mais chances de ter uma oferta de leite inadequada para a amamentação.

No tocante às preocupações com a segurança do leite materno, sabemos que as partículas de silicone podem migrar pelo corpo mesmo com as próteses estando integras (gel bleed), e se acumulam nas células e tecidos, sendo potencialmente tóxicas.

Um estudo de um pequeno número de mulheres com implantes mamários de gel de silicone descobriram que os filhos nascidos e amamentados depois que a mãe tinha implantes mamários tinham níveis mais altos de uma FORMA TÓXICA de PLATINA no sangue do que filhos nascidos antes das mesmas mulheres tivessem implantes mamários.

Segundo a pesquisa, divulgada no Encontro da Sociedade Americana de Química “as portadoras de próteses de silicone nos seios podem estar sujeitas a complicações de saúde causadas pela platina, metal usado na confecção desses produtos.”

Essa substância prejudicaria a comunicação entre as células nervosas, afetando a visão e a audição. Os mesmos danos atingiriam os bebês amamentados por mães com seios de silicone. “Há sérios danos ao sistema nervoso central”, disse a ISTOÉ o cientista americano Ernest Lykissa.

A pesquisa surpreendeu os cirurgiões plásticos. O médico Peter Fodor, presidente da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética, afirmou: “Precisamos de mais informações antes de causarmos pânico nas usuárias. Mas não podemos ignorar esse estudo”.

Fontes:

https://yogui.co/implantes-mamarios-a-bomba-relogio-no-corpo-de-milhoes-de-mulheres/
https://istoe.com.br/10861_IMPLANTES+DE+SILICONE+PODEM+PREJUDICAR+A+VISAO+E+A+AUDICAO+/